Notícias

Fisioterapia no Vermelhão da Serra

Os profissionais são um dos responsáveis pela forma física dos atletas

Com o início da pré-temporada para o EC Passo Fundo, alguns personagens ganham evidencia no vestiário do Vermelhão da Serra.

Um trabalho intenso para cuidar dos protagonistas do clube. São os fisioterapeutas, profissionais encarregados de preservar, cuidar e reabilitar a integridade física dos atletas. Em um meio em que problemas musculares e lesões são tão frequentes, cabem a esses profissionais cuidarem dos jogadores para que eles estejam aptos a disputar partidas.

Quando perguntado sobre a importância da fisioterapia no dia-a-dia dos atletas, Arthur Nunes Moreira, fisioterapeuta do Passo Fundo, responde: “Todo esporte exige do atleta um condicionamento físico muito elevado, aí entra a fisioterapia. Ajudamos na manutenção desse condicionamento físico. Nós auxiliamos diariamente os atletas para averiguar se existem fatores que possam desencadear algum tipo de lesão. E quando um atleta lesiona-se, nós, juntamente à equipe médica condicionamos o tempo que ele irá ficar parado”.

Arthur considera de extrema importância a fisioterapia na rotina dos atletas. “Também auxiliamos no processo de relaxamento dos atletas após fadiga muscular, desconfortos, para que eles tenham um bem-estar na hora do treino”, completa o fisioterapeuta.

Sobre a preparação dos atletas até então e a prevenção de lesões, Arthur comenta: “Durante a programação da semana são separados turnos específicos em que trabalham-se exercícios de propriocepção e equilíbrio, para o aumento do equilíbrio postural do corpo, que ajuda na prevenção de lesões. Também são feitos trabalhos na academia de fortalecimento muscular, pois sabemos que quanto mais equilibrado estiver o sistema musculo-esquelético do atleta, menor as chances de lesão”.

“Os atletas estão cada vez mais bem preparados e com condicionamento físico elevado, portanto em breve deverão estar em seus ápices para o início do campeonato”, esclarece Arthur.

Além do Arthur, o ECPF continua tendo suporte do fisioterapeuta Luiz Fernando Bortoluzzi, também conhecido como Casinha, que auxilia a comissão técnica com a integridade física dos atletas.

O EC Passo Fundo tem em torno de um mês de atividades até o primeiro jogo oficial pela Divisão de Acesso. A partida será disputada no dia 4 de março, contra o Tupi de Crissiumal no Vermelhão da Serra.

Leave a Reply