Notícias

Há 5 anos Passo Fundo Conquistava A Copa Serrana

O dia 11 de Novembro sempre será lembrado por todos os torcedores do Passo Fundo. Há 5 anos o Tricolor sagrava-se campeão da primeira edição da Copa da Região Serrana. O Passo Fundo levantava o caneco depois de 27 anos. Foram quase 10 mil dias, desde a última conquista em 1986, ano de sua fundação, quando ganhou a Divisão de Acesso.

Vindo de ótimas campanhas, o EC Passo Fundo voltava a aparecer no cenário estadual como um dos grandes. Em 2012, o Tricolor conseguiu voltar à elite do futebol gaúcho, ficando em segundo lugar na Divisão de Acesso. No Ano seguinte fez ótima campanha no Gauchão, não perdeu para a dupla, e chegou as quartas de final do campeonato.

Estava na hora de ir além, pagar pra ver. O Passo Fundo vai jogar a primeira edição da Copa Serrana. A cidade ia ter futebol no segundo semestre. Mal sabia o Presidente Selvino Ferrão, que essa decisão ia ficar marcada na história do clube.

Regulamento

A Federação Gaúcha de Futebol modificou a copa RS. Dividiu os times por região e fez 3 copas paralelas: Região Serrana, Metropolitana e Sul-Fronteira.  O Campeonato da Região Serrana foi disputado em duas fases, sendo a 1ª Fase – Composta pelos 1º e 2º turnos
2ª Fase – Fase Final, onde enfrentam-se o campeão do 1º Turno x o campeão do 2º turno. Os campeões de cada Copa, mais o Campeão gaúcho daquele ano (Internacional) ia para Pelotas jogar a Super Copa Gaúcha.

Grupo da Região Serrana

1° Turno

No primeiro Turno, o Tricolor acabou em primeiro lugar do grupo, com 13 pontos ganhos. Foram 5 jogos, 4 vitórias e 1 empate. Passo Fundo vai para a semifinal invicto. Na Semifinal, o Passo Fundo jogou contra o Lajeadense, empatou em 1 x 1, em Lajeado, no Estádio Alviazul e ganhou no Vermelhão por 2×1. A final foi contra o Juventude, que eliminou o Marau na outra Semi.

Com a vantagem de ter acabado em primeiro lugar o Galo do Planalto ia decidir em casa o primeiro turno. A primeira derrota do Passo Fundo na competição foi no jogo de Ida contra a equipe do Juventude, no Alfredo Jaconi. Juventude 4 x 2 Passo Fundo. No jogo de volta o Passo Fundo derrotou o Juventude por 2 x 0. Lenilson e Thiago Machado fizeram os gols da final.
Gols Passo Fundo 2 x 0 Juventude
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/v/passo-fundo-vence-e-e-campeao-do-primeiro-turno-da-copa-serrana/2845174/

Narração Luiz Carlos Carvalho Rádio Planalto

http://rdplanalto.com/noticias/2217/passo-fundo-e-campeao-da-copa-serrana?fb_comment_id=585960774793883_5413930

 

2° Turno

O segundo turno acabou da mesma forma para o Passo Fundo. Primeiro lugar na tabela, 11 pontos ganhos. 5 jogos, 3 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. Nas semi enfrentou o Riopardense, no de ida ganhou de 1 x 0, no Estádio Amaro Cassep. Na volta fez 2 x 1, no Vermelhão da Serra. A outra Semifinal foi entre Juventude e Lajeadense, que no agregado acabou em 3 x 2 para a equipe de Lajeado.

O tricolor estava novamente na final, era o favorito. No jogo de ida, no Estádio Alviazul, Superou o Lajeadense pelo placar de 1 x 0. O Passo Fundo estava muito perto de sagrar-se campeão da taça Serrana, sem ter a grande final, pois ia ganhar os dois turnos. Mas nem tudo são rosas, e como todo torcedor Passo-fundense já está acostumado, tem que ser sofrido. A equipe do Lajeadense ganhou no tempo normal por 1 x 0, e nos pênaltis levou a melhor. Agora Passo Fundo e Lajeadense se enfrentariam mais duas vezes para decidir quem era o Campeão da Região Serrana

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/passo-fundo/v/time-do-passo-fundo-perde-para-o-lajeadense-por-1-a-0/2935594/

A Grande Final

Passada a derrota para o Lajeadense, o elenco do Passo Fundo só pensava no título. O Passo Fundo foi a melhor equipe dos dois turnos, tinha o melhor ataque e a defesa menos vazada da competição. Com a vantagem de ter o melhor retrospecto da copa, o Galo do Planalto decidiria em casa o título.  O primeiro jogo, no Estádio Alviazul, ficou em 0 x 0. Ficou tudo para dia 11 de Novembro, no Vermelhão da Serra.

Almanaque Tricolor Os 30 anos do EC Passo Fundo Lucas Scherer Cardoso

Chegou o grande dia! O Passo Fundo decidiria em casa o Copa da Região Serrana. Como de costume, São Pedro não ajudou e trouxe chuva para o Vermelhão. O dia estava tenso, Clima Nublado.

No início do jogo as equipes se estudaram, até que aos 19 min da primeira etapa, Lenílson cruza rasteiro para Hyantony, o goleador tricolor na competição, fez o primeiro. 5 minutos depois Cléverson empatou o jogo e deu suspense aos torcedores presentes. Com esse resultado o Lajeadense era campeão, pelo gol qualificado.

Mas o dia era mesmo do Tricolor do Planalto, a taça tinha que ficar no Vermelhlão. Aos 33 minutos o Lateral Thiago Machado sobe e cruza para Lenílson fazer o gol da vitória e do título. O Tricolor depois de 27 anos voltava a erguer o caneco. Esporte Clube Passo Fundo era Campeão da Copa da Região Serrana.

 

Reportagem RBS TV Passo Fundo:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/time-do-passo-fundo-conquista-o-titulo-da-copa-serrana/2950532/

Narração Luiz Carlos Carvalho-Rádio Planalto

http://rdplanalto.com/noticias/2723/ec-passo-fundo-e-campeao-da-copa-serrana

 

   

 Elenco Campeão                                                              

Artilheiros

 

” O gol contra o Lajeadense está guardado na minha memória até hoje. Lembro que o o Lenílson fez uma ótima jogada individual e mandou rasteira pra área. Ai já era né? mandei pra dentro do gol e corri pra torcida.” 

” Fiquei muito feliz em poder ter ajudado o Passo Fundo nessa conquista. A torcida merce, quem trabalha no clube merece. Foi uma ótima temporada a que passei em Passo Fundo. Fui muito feliz ai..”
                                   Hyantony Nascimento

 

 

 

Memórias

Foto: Alex Borgmann

 

“Ter conquistado a Copa Serrana foi um momento muito especial da minha carreira. O clube merecia muito esse título. A direotoria sempre zelando pelo nosso conforto no clube. Foram ótimos momentos que eu passei com o Passo Fundo.”
                                         Técnico Luiz Carlos Winck

 

 

Foto: Rádio Planalto

 

 

” O Foram os melhores anos da minha gestão como Presidente. O time e comissão técnica estavam muito entrosados. O trabalho que deu certo. Um baita presente para a cidade de Passo Fundo e sua Torcida. Espero conseguir repetir esse feito”
         Selvino Ferrão, Presidente do EC Passo Fundo 

 

 

 

 

 

“Ver o meu time ser campeão foi um dos melhores sentimentos que eu ja tive na minha vida. A gente ta sempre junto com o Tricolor, nas boas e nas ruins. E ser recompensando dessa forma foi uma experiencia inesquecível.”
                              Gabriel Cassol Murgueiro e Lider
                                    da torcida Diabos do Planalto

 

 

 

 

“Quando acabou o jogo, os jogadores vieram pra grade comemorar.O Xaro chegou perto de onde eu tava e jogou a camisa pra torcida. Pulei mais alto que todo mundo. Guardo ela até hoje com muito carinho.”
                              João Artur,Torcedor do Passo Fundo

 

 

Fotos

               

 

Outras Informações

 

Referências

https://anuariodofutebolpassofundense.files.wordpress.com/2017/02/almanaque-tricolor-1-6.pdf
(Lucas Scherer Cardoso)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_da_Regi%C3%A3o_Serrana_de_2013
Sumulas Tchê
Rádio Planalto
RBS TV Passo Fundo

 

Texto e Pesquisa: Tiago Carneiro- Assessoria ECPF

 

Leave a Reply