ASSOCIE-SE AGORA!

Noticias

voltar

“Procuramos trazer jogadores que pudessem brigar por posição, porque isso serve como crescimento”, afirma Paulo Porto

Após um período priorizando a parte física de seus jogadores, o Esporte Clube Passo Fundo iniciou nesta semana a etapa que prepara o clube para a disputa do Campeonato Gaúcho 2017. O primeiro trabalho técnico/tático do time aconteceu na segunda-feira (19), no campo do Esporte Clube Colussi. Já na tarde de ontem (20), pela primeira vez no Vermelhão da Serra o trabalho foi realizado com bola.

Nestes treinamentos da equipe, a impressão que ficou foi de um elenco muito bem dividido, com jogadores de níveis parecidos. Tendo pelo menos dois atletas para cada posição, o técnico Paulo Porto explica que isso faz com que haja uma ‘competição sadia’ internamente. “Procuramos trazer jogadores que pudessem brigar por posição, porque isso serve como crescimento. A partir do momento que você tem um parceiro ali, que pode querer a tua posição e tem condições de toma-la, certamente tu vai ter que dar o teu melhor, e quem sai ganhando com isso é o time”, destacou. “Logo depois dessa parte do elenco, vem o trabalho do treinador, observando e definindo a parte tática. Nosso treinamento, meu e do Alessandro, está sendo feito em conjunto com o nosso preparador físico, Marcelo. No momento, os trabalhos tem componentes físico, técnico e tático. E quando o pessoal tiver uma condição já estabilizada, começaremos os fundamentos, como conclusão e bola parada, para assim fechar a equipe”, completou o treinador.

O auxiliar técnico e ex-jogador, Alessandro Telles, conta que os treinamentos técnicos e táticos realizados nesta semana priorizaram a marcação. “Estes treinos que a gente vem fazendo ajudam a definir o nosso modo de marcação, se será individual ou por zona. Nós vamos definindo isso conforme o adversário que teremos, ou outros fatores: se jogaremos em casa, se jogaremos fora. Nosso padrão de marcação neste início de trabalho está sendo inspirado no estilo que vem sendo usado pela maioria das equipes, com um tipo de jogo moderno”, explicou Alessandro.

Estes trabalhos da comissão técnica com a equipe vem sendo bem absorvidos por todos os jogadores. O clima no vestiário e dentro de campo é de descontração e harmonia, com os atletas demonstrando ter um bom relacionamento entre eles, além de estarem bem atentos à todas as instruções do professor Paulo Porto, de Alessandro e do preparador físico, Marcelo Rohling. De acordo com o zagueiro Daniel Felipe, este começo de pré-temporada vem sendo muito útil para toda a equipe, que está conhecendo o método e estilo de trabalho do Paulo Porto. “O professor Paulo Porto tem uma boa filosofia de trabalho, priorizando bastante a posse de bola e a paciência. O Alessandro, juntamente do Marcelo, são os responsáveis de juntar isso à intensidade. Pelo que noto, todos os jogadores estão se adaptando direitinho ao trabalho deles e a expectativa é que a gente faça um grande campeonato”, afirmou o zagueiro.

Sobre a convivência entre os atletas, Daniel contou que para uma equipe ter sucesso, não basta apenas o entrosamento dentro das quatro linhas. “Os jogadores que estão chegando, estão se abraçando, se acolhendo, e conforme vai passando o tempo a gente se apega mais um ao outro, conhecendo o lado pessoal também. No futebol, temos que nos conhecer além do campo, devemos conhecer a vida de cada colega, para assim criar uma nova família”, completou.

AMISTOSOS

Para ajudar neste planejamento de pré-temporada, quatro amistosos preparatórios para a estreia no Gauchão já foram marcados. O primeiro, contra o Veranópolis no próximo dia 29, lá mesmo em Veranópolis. Dois contra o Caxias, dia 7 em casa e 14 fora, e outro no dia 21 de Janeiro, contra o Inter de Lages, no Vermelhão da Serra. Sobre a primeira partida, Paulo Porto afirma que não há nenhuma preocupação sobre definição de time, já que o jogo irá servir como base de planejamento. “Em princípio, iremos definir duas equipes: uma para o primeiro tempo e outra para o segundo. Será a nossa primeira análise de uma situação real de jogo, onde a partir dela iremos começar a buscar aquela equipe que a gente pretende montar já para o segundo amistoso”, explicou o treinador.

A estreia do Esporte Clube Passo Fundo no Gauchão 2017 será no dia 29 de janeiro, contra o São Paulo de Rio Grande, no estádio Vermelhão da Serra. Até lá, o clube irá continuar se preparando para conseguir fazer bonito no campeonato e conseguir uma vaga para a Série D do Brasileirão.

PRÓXIMO JOGO

Passo Fundo

x

Brasil de Pelotas

  • Data: 29/03/2017 / 21:45
  • Local: Estádio Vermelhão da Serra
  • Ingresso: Arquibancadas - R$30,00, Cadeiras - R$50,00
VER DETALHES DA PARTIDA

SOCIAL MÍDIA

COMPARTILHE